Virus
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4 2 REVISÃO DE LITERATURA.....................................................................................5
3 CONCLUSÂO..........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem com tema os vírus, únicos organismos acelulares da Terra atualmente. São seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária. No homem, inúmeras doenças são causadas por esses seres acelulares. Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.
REVISÃO DE LITERATURA
No fim do século passado e início desde, quando a bacteriologia atravessava uma fase de grande progresso, descobriu-se que certas doenças das plantas e dos animais eram causadas por agentes infectantes, capazes de atravessar filtros que não deixavam passar bactérias.
A primeira observação nesse sentido foi feita por Dimitri Ivanovsky, em 1892, ao descobrir que a doença mosaico do tabaco, que ataca o arbusto do fumo, podia ser reproduzida experimentalmente pela inoculação, em plantas sadias, de um filtrado de folhas de plantas doentes.
Alguns anos depois, estes agentes patogênicos foram denominados vírus filtráveis, ou simplesmente vírus. Reconheceu-se que, além de produzirem nos hospedeiros lesões específicas, os vírus não proliferam nos meios de cultivo para bactérias e são invisíveis ao