Fichamento
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DOUGLAS NEVES FERREIRA
MASS COMMUNICATION RESEARCH
Rio de Janeiro
2014
DOUGLAS NEVES FERREIRA
Mass Communication Research
Fichamento apresentado à disciplina Teoria da Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obtenção de nota parcial.
Rio de Janeiro
2014
MALDONADO, Alberto Efendy; FOLETTO, Rafael; STRASSBURGER, Tabita. “Mass Communication Research” in Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores – São Paulo : Contexto, 2014.
“A Mass Communication Research estadunidense é um referente teórico-metodolócico inevitável para toda problematização teórica em ciências da comunicação.” (p. 338)
“[...] , sua circulação se realizou em formatos vulgarizados e transmitidos de maneira fragmentada para estudantes e professores, gerando uma cultura de reproduçãod e esquemas e orientações, assim prejudicando o aperfeiçoamento investigativo na área, […] , o que não impediu que seus postulados e princípios influíssem enormemente o pensamento, as políticas e os procedimentos de investigação […].” (p. 339)
“O contexto geopolítico internacional que possibilitou o surgimento dessa importante vertente teórico-metodológica foi o período posterior ao fim da Primeira Guerra Mundial, que coincidiu com a profunda crise do capitalismo em 1929.” (p. 339)
“[...] Harold Lasswell foi o fundador da Mass Communication Research.” (p. 341)
“[...] o primeiro livro de Harold Lasswell intitula-se Propaganda Techniques in the World War (1927) e tentou sistematizar os conhecimentos positivistas em matéria de comunicação a partir dos processos de confrontação simbólica por meioda propaganda.” (p. 339)
“[...] a formação social estadunidense caracterizava-se por dinâmicos processos de midiatização […] houve uma apropriação acelerada das invenções tecnológicas comunicativas (rádio e