Marília de dirceu
“Acaso são estes / Os sítios formosos. / Aonde passava / Os anos gostosos? / São estes os prados, / Aonde brincava, / Enquanto passava, / O gordo rebanho, / Que Alceu me deixou? / São estes os sítios? / São estes; mas eu / O mesmo não sou. / Marília, tu chamas? Espera que eu vou. “ 2- Aponte uma estrofe que demonstre outra característica árcade, o Carpe Diem (aproveite o dia).
“Com os anos, Marília, o gosto falta, / e se entorpece o corpo já cansado: / triste, o velho cordeiro está deitado, / e o leve filho, sempre alegre, salta. / A mesma formosura/é dote que só goza a mocidade: / rugam-se as faces, o cabelo alveja, / mal chega a longa idade. / Que havemos de esperar Marília bela? / que vão passando os florescentes dias? / As glórias que vêm tarde, já vêm frias, / e pode, enfim, mudar-se a nossa estrela. / Ah! não, minha Marília, / aproveite-se o tempo, antes que faça / o estrago de roubar ao corpo as forças, / e ao semblante a graça!”
3- Exemplifique e comente o tema "Áurea Mediocritas"(vida simples materialmente, mas rica do ponto de vista espiritual, ou seja, saber que existem valores mais importantes do que o dinheiro)?
“Se não tivermos lãs e peles finas, / Podem mui bem cobrir as carnes nossas / As peles dos cordeiros mal curtidas, / E os panos feitos com as lãs mais grossas. / Mas ao menos será o teu vestido / Por mãos de amor, / por minhas mãos cosido.”
4- O Professor Norte Americano Ezra Pound, autor dos livros "Contos e ABC" da Literatura, divide os textos literários em três categorias:
a) Fanopeia: é quando o poema cria mais imagens mentais do que sonoridade. As ideias do poema são mais grandiosas do que as rimas usadas pelo autor;
b) Melopeia: é o contrário. É quando as rimas/sonoridade do poema chamam mais a atenção do leitor do que as imagens mentais formuladas;
c) Logopeia: é quando o poema