Marx
Compreensão do texto
1. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor
Karl Marx estabelece a relação entre trabalho e valor, definindo inicialmente trabalho. Para essepensador, trabalho pode ser definido como todo dispêndio de energia do homem utilizado para transformar coisas mortas em coisas de valor, ou mercadorias. Neste aspecto, Marx atribui a idéia de ressurreiçãoao trabalho, pois este é capaz de transformar coisas que antes não possuíam valor por produtos que podem ser facilmente comercializados, isto é, com valor..
Neste sentido, observou Marx: De um lado,todo trabalho é um dispêndio de força de trabalho humana, no sentido fisiológico, e é nessa qualidade, de trabalho humano igual, ou abstrato, que ele constitui o valor das mercadorias.
2. O quevocê entende por mais-valia?
A mais-valia pode ser compreendida, segundo Marx, como o excedente de produção que o trabalhador deixa para o detentor dos meios de produção, sem que este sejaremunerado por tal. Por exemplo, um trabalhador que possui uma jornada de trabalho de 4 horas em média, ao produzir sapatos para a empresa em número maior que o seu turno de trabalho acaba por aquinhoar osdetentores dos meios de produção de lucro, pois estes não pagam aos mesmos pelo tempo excedido na produção.
3. O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz dassociedades?
Marx define modo de produção como a forma como as sociedades transformam matérias sem vida em coisas úteis, que se configuram em mercadorias com algum valor. Para o autor, a importância de seconhecer estava relacionada à indicação de desenvolvimento das sociedades, uma vez que, para o mesmo, aquelas sociedades que possuem modos de produções mais especializados encontram-se em um estágiode maior desenvolvimento que outras.