drenagem
Andréa Carla Lima Rodrigues andreaufcg@gmail.com UFCG
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Instalações Prediais
1
Destino do esgoto
•
O esgoto doméstico deve ser tratado e afastado de maneira que as seguintes condições sejam satisfeitas: nenhum manancial destinado ao abastecimento domiciliar corra perigo de poluição; não sejam prejudicadas as condições de uso de praias e outros locais de recreio e esporte; não haja perigo de poluição de águas subterrâneas; não venha a ser observados odores desagradáveis, presença de insetos e outros inconvenientes; não haja poluição do solo capaz de afetar direta ou indiretamente pessoas e animais.
Destino do esgoto
•
Os esgotos domésticos são constituídos de 99% de água, partículas sólidas em suspensão e ar dissolvido.
•
Possuem certa alcalinidade, devido ao uso de detergentes.
Sua coloração se altera de cinza para escuro à medida que ocorre a fermentação aeróbica, com a redução do oxigênio dissolvido e exalação de mau cheiro devido à formação de gases. •
Os esgotos contém grande quantidade de bactérias patogênicas e não patogênicas. Há presença de microorganismos patogênicos pode causar enfermidades como: cólera, hepatite infecciosa, tuberculose, tifo, etc.
Destino do esgoto
ESGOTOS DOMÉSTICOS
Soluções sanitárias
ETE
sistemas individuais
com água
sistemas coletivos
sem água
Fossa séptica
no solo
Sumidouro
valas de filtração
Soluções nãosanitárias
em água de superfície valas de infiltração filtro anaeróbico fossa negra privada sobre curso d’água privada sem fossa privada de vaso sanitário
privada com fossa seca privada com fossa estanque privada com fossa de fermentação privada química
Destino do esgoto – Soluções não Sanitárias
•
Fossa negra: é o nome dado a toda fossa destinada a dejetos e efluentes de tanques sépticos que atinja diretamente o lençol subterrâneo de água.
•