Drenagem
ISABELA
MARCELO MAGALHÃES DE OLIVEIRA
RAYANNE ALMEIDA
RENATA LIMA
RODRIGO LOPES GUEDES
ESTUDO DA REDE DE DRENAGEM PLUVIAL DA CIDADE DE JANUÁRIA/MG
MONTES CLAROS
Novembro,2013.
ISABELA
MARCELO MAGALHÃES DE OLIEVIRA
RAYANNE ALMEIDA
RENATA LIMA
RODRIGO LOPES GUEDES
ESTUDO DA REDE DE DRENAGEM PLUVIAL DA CIDADE DE JANUÁRIA/MG
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Sistemas Hidrossanitários, ministrada pelo professor Claudio.
MONTES CLAROS
Novembro, 2013.LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
No início, a drenagem era basicamente um complemento da irrigação, mas depois evoluiu para uma técnica com objetivos bem definidos, como recuperar grandes extensões de terrenos inundados, regular a umidade do solo em pequenas áreas de cultivo agrícola e desviar as águas do subsolo em terrenos destinados à construção.
Hoje, as técnicas modernas de drenagem exigem projetos bem feitos, compostos de dispositivos coletores, de transporte ou galerias e emissários, conforme sua função. Essa técnica é um método eficaz para manter a salubridade de áreas urbanas ou a urbanizar, sujeitas a alagamentos e que podem converter-se em lodaçais e alagadiços. A execução de obras de drenagem das áreas urbanas e adjacentes faz parte de um conjunto de obras de infra-estrutura necessária à garantia da integridade física das propriedades urbanas e evitar a perda de bens e vidas humanas.
O crescimento urbano desordenado modificou consideravelmente o escoamento natural das bacias hidrográficas e foi agravado, pois os planejamentos realizados ao longo dos anos não levaram em consideração o desenvolvimento das cidades, acentuado, pela falta de uma legislação e uma fiscalização que