Marx.
TEORIA
CONTEXTO HISTÓRICO → MARKS
Nasceu numa região da Prússia que futuramente 1871 viria a ser a Alemanha. Ele viveu num período que estava em processo de industrialização.
A Prússia
Era um dos estados que mais estavam se desenvolvendo industrialmente no século 1871.
Marx, pode viver num contexto de surgimento das grandes indústrias, o crescimento da economia e também a formação de uma classe social responsável pela produção que vai ser a CLASSE PROLETÁRIA, a classe dos trabalhadores urbanos livres e modernos.
Nessa região, que futuramente seria a Alemanha, é onde MARKS vai estudar e também vai ter contato com outras correntes filosóficas, entre elas a principal, a corrente do filósofo alemão HEGEL, ele vai ter como base inicial da sua formação a teoria hegeliana, que é a questão da DIALÉTICA a dialética hegeliana (Doutrina filosófica de Hegel) que expõe a necessidade do CHOQUE DE CONTRADIÇÕES , para se chegar a um objetivo ou alguma conclusão.
MARKS usou muito isso em sua teoria ,chegando ao ponto de criar o seu materialismo dialético,fugindo um pouco do que Hegel defendia no inicio do século 19.
MARKS, não viveu toda sua vida na Alemanha. Ele se mudou para outras regiões da Europa ,como por exemplo a França.
La, ele também teve contato com outras correntes filosóficas que contribuiriam com sua formação intelectual.
A França dessa época, era uma França que estava vivendo por constantes processos revolucionários. Processos esses iniciados em 1789 com a REVOLUÇÃO FRANCESA.
O processo revolucionário francês acabou em 1799, mas ao longo do século 19 outras revoluções desse sentido ocorreram como por exemplo a Revolução de 1830 ou a Revolução de 1848 conhecida como, Primavera dos Povos e por último a revolução Cumuna de Paris em 1871. A Comuna de Paris foi a primeira experiência revolucionária e auto sugestionaria do proletariado
A França, no final do século 18 para o século 19 é uma França extremamente