marx durheim e weber
1) O que é o materialismo histórico?
É um método de abordagem da vida social baseado em que as relações materiais estabelecidas pelos homens e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações. Ou seja, não são as ideias ou valores que os seres humanos guardam que são as principais fontes de mudança social, a mudança social é estimulada primeiramente por influências econômicas. (6 min)
2) Defina e relacione os conceitos de estrutura e super-estrutura.
Estrutura, ou base, é o conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção de uma sociedade. É o fundamento sobre o qual se constituem as instituições politicas e sociais.
Superestrutura é outra espécie de produtos que não têm forma material gerada pelos homens, tais como ideologias políticas, concepções religiosas, representações coletivas de sentimentos, etc. (7 min)
3) Defina e relacione os conceitos de forças produtivas, relações de produção e modo de produção. (14 min)
Forças produtivas são todas as forças usadas para controlar ou transformar o meio (natureza) visando a produção de bens materiais. A principal força produtiva é o homem: seu corpo, energia, conhecimento, etc.
As relações de produção é o modo pelo qual os homens se organizam socialmente, dividindo funções e tarefas e utilizando as forças produtivas, para dominar o meio, retirando dele o seu sustento.
O modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral. Se modifica historicamente ( escravagista, feudal, capitalista) pois a expansão constante das forças produtivas vai modificando as relações de produção.
A força de trabalho humana e os meios de produção constituem as forças produtivas, as quais, juntamente com as relações de produção (sociais e técnicas), constituem o modo de produção.
4) A história da humanidade é a história da luta de classes. A era burguesa apresenta peculiaridades, porém. Quais seriam elas?