Sociologia
AUTORES CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Este trabalho apresenta as visões de grandes autores em respeito da sociologia. Citando seus pensamentos e obras de forma bem clara, enfatizando suas principais idéias e sobre como a Sociologia pode influenciar na vida humana.
AUGUSTO COMTE
É considerado “pai da sociologia”. Foi influenciado pelas ciências naturais, principalmente biologia. Ele adota uma visão evolucionista, aborda o cientificismo, onde analisa a transformação de um mudo medieval (visão teológica) para um mundo racional, um mundo científico, industrial.
August Comte é considerado um Autor Eurocêntrico (que tem uma visão que o mundo ver a Europa como um elemento principal na criação da sociedade moderna). Comte estabelece etapas de desenvolvimento da sociedade: Passariam de uma etapa teológica, etapa metafísica e por uma etapa positivista. Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, acreditando somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Ele determina que é função da sociologia desenvolver o processo de evolução da sociedade, e que a sociologia deveria acelerar o processo de evolução das sociedades mantendo sempre uma ordem, nada de forma revolucionária.
EMILE DURKHEIM
Émile Durkheim é considerado por muitos estudiosos o fundador da Sociologia como ciência que independe das demais Ciências Sociais. Defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Sua primeira obra foi A divisão do trabalho social (1893) que expõe dois princípios básicos: consciência coletiva e solidariedade mecânica e orgânica. O princípio de divisão do trabalho está baseado nas diversidades das pessoas e dos grupos e se opõe diretamente à solidariedade por semelhança. Foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica (ou seja,