vanguarda
Artística ou politicamente, vanguardas são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou práticas inovadoras. Como se tivessem “antenas” que captam as tendencias do futuro, as vanguardas acreditam perceber, ou compreender, antes de todos aquilo que mais tarde será o senso comum. Sua missão é, com suas ações (muitas vezes incompreendidas), fazer o futuro acontecer agora.
2. Porque a expressão “Vanguarda Europeia”?
Porque essas manifestações artístico-literárias surgiram na Europa, nas duas primeiras décadas do século XX.
3. Fale sobre “Futurismo” e cite suas propostas.
O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano
Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais e propaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação.
O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.
As principais propostas do Futurismo são:
- Desvalorização da tradição e do moralismo;
– Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
– Propaganda como principal forma de comunicação;
– Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
– Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
– Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.