max weber
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Émile Durkheim. O estudo da sociedade. 4
2.2 Objetivos 4
3. KARL MARX. MÉTODOS DE ESTUDOS.. 5
3.1 Objetivos 6
4. MAX WEBER. MÉTODOS DE ESTUDO. 7
4.1 O Objetivo 7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 9
6. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo mostra a sociologia como uma Ciência Social. É importante ressaltar que os métodos utilizados nas Ciências Sociais são diferentes dos métodos utilizados nas Ciências Naturais. Estas empregam vários métodos precisos cálculos, previsibilidade, demonstrações. Já as Ciências Sociais empregam processos quantitativos e de observação.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Émile Durkheim. O estudo da sociedade.
Émile Duekheim (1858-1917) foi o fundador da escola francesa de Sociologia, e também um dos pais de sociologia e transformou a sociologia como ciências, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social. Durkheim visa alguma estratégia de Augusto Comte como o chamado positivismo, e entre outras obras de Durkheim, ele trouxe a sociologia como ciências que precisava ser estudada por meio de métodos.
Ele lançava os aspectos cientifico nos estudos sociológicos, transformou a sociologia dentro de uma estrutura de conhecimento, no contexto Europeu. Por isso há regras no estudo da sociologia.
Durheim teve um método utilizado chamado funcionalismo que estuda a estrutura dentro de uma necessidade funcional na sociedade, ele estuda as estruturas pelas funções que elas exercem dentro da sociedade.
Para estabelecer a nova disciplina da sociologia,