Marx : Alienação e Fim do capitalismo
Gabriela Pinheiro
Karen Souza
UFF
CAMPOS DOS GOYTACAZES - 2014
ECONOMIA - 1º PERÍODO
KARL MARX
Karl Heinrich Marx nasceu na Alemanha, em 5 de Maio de 1818 e viveu até 1883, transitando o século XIX nas principais transformações da sociedade.
Marx passou pelas mudanças na produção com a Revolução Industrial e nas socioeconômicas com o início do Capitalismo, nas quais foram fundamentais para as emblemáticas críticas e estudos produzidos. A mudança das produções de subsistência que aconteciam nos feudo para as produções industriais feitas por meio da linha de produção nas fábricas geraram grandes modificações, as pessoas vendiam sua força de trabalho em troca de baixos salários que eram impostos por meio de um novo sistema, o Capitalismo. Diante disto, Karl Marx aprofundava suas discussões e se envolvia nos movimentos a favor dos proletariados.
Antes de se tornar um sociólogo econômico, cursou Direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas se mostrava com maior interesse pela História e Filosofia. Trabalhou com jornais fazendo artigos socialdemocrata e se envolveu com um grupo voltado para as teorias de Hegel (Georg Wilhelm Friedrich Hegel - filósofo alemão de grande importância e influencia do século XIX) onde fixou ainda mais com os problemas econômicos que afetavam as nações.
Influenciado pelas teorias de Hegel e com a ajuda de seu amigo Engel, Marx fez várias publicações, dentre elas: "Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel", "Ideologia alemã", "Manifesto do Partido Comunista", "O Capital"
Por conta do seu radicalismo e envolvimento com as causas operárias foi expulso de vários países europeus, e muitas vezes foi ignorado pelos estudiosos da sua época.
Hoje em dia, não podemos negar a influencia dos ideais sociais, econômicos e políticos que Karl Marx trouxe para a sociedade, contribuindo para formação de blocos hegemônicos (socialismo x capitalismo)