educacao fisica
Maurício Gattás Bara FilhoI; Luiz Carlos Scipião RibeiroII; Félix Guillén GarcíaIII
IProfessor Assistente da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Psicofisiologia do Esporte na Universidade Gama Filho-RJ/Universidad de Las Palmas de Gran Canaria-Espanha
IIDiretor Executivo da Infoteste do Brasil. Doutor em Psicofisiologia pela Boston University-EUA
IIIProfessor da Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte – Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Doutor em Psicologia pela Universidad de La Laguna – Espanha. Presidente da Federación Española de Psicología del Deporte (FEPD)
Endereço para correspondência
RESUMO
FUNDAMENTAÇÃO: A comparação de características psicológicas entre atletas e não-atletas constitui-se em um dos tópicos mais explorados na área de estudo da personalidade no esporte. Buscar um possível perfil de personalidade para os atletas de alto rendimento sempre foi um dos principais objetivos dos pesquisadores do tema, fazendo com que atletas sejam estudados e comparados com populações de não-atletas.
OBJETIVO: Comparar o perfil de personalidade entre atletas de alto rendimento e indivíduos não-atletas através de características psicológicas, verificando as semelhanças e diferenças existentes entre os subgrupos de atletas e não-atletas (gênero e modalidade esportiva).
MÉTODOS: Duzentos e nove atletas (108 homens e 101 mulheres) de quatro modalidades esportivas (voleibol, basquetebol, judô e natação) e 214 não-atletas (169 homens e 45 mulheres) constituíram a amostra. Utilizou-se o FPI-R (Inventário de Personalidade de Freiburg) como instrumento de personalidade.
RESULTADOS: Diferenças