Marshall
Para sermos cristão, precisamos ter uma visão apropriada de Cristo, mas para sermos ministros, precisamos ter uma visão apropriada da Igreja. Sem visão, nossa obra se tornará pequena.
Paulo foi um dos maiores plantadores de igrejas, mas algo aconteceu com ele antes para que chegasse a tal ponto e que é chave para qualquer líder: é preciso ter uma visão celestial. O que fazia Paulo prevalecer até diante das provações era a visão que ele tinha da Igreja.
As maiores fontes para a edificação da Igreja são o Espírito (o louvor, a adoração, o profético) e a Palavra (o ensino, o estudo, a capacitação).
a) Instrumento de conquista
Mt. 16:18; At. 8:3; At. 9:4.
A ferramenta mais poderosa do evangelismo é a Igreja local forte. Quando evangelizamos podemos salvar, mas quando plantamos igreja podemos edificar. A Igreja é o corpo de Cristo. Deus colocou Jesus por cabeça de todas as coisas, logo, a posição da Igreja é de domínio.
A maneira como Deus achou para destruirmos as portas do inferno é edificando igreja. A igreja é o instrumento de ataque contra o diabo em cada cidade e nação.
b) A Igreja é o sonho de Deus
I Cr 17:1-11.
Davi captou o coração de Deus quando decidiu fazer uma casa para Ele. Deus tinha um sonho que Ele nunca, em tempo algum, havia compartilhado com ninguém, mas Davi percebeu o que ainda não havia sido revelado (a Igreja). Vemos nos “Salmos” que Davi queria edificar uma casa para Deus, a fim de morar com Ele.
c) A edificação de Deus
ICo.3.8 a 10, Mat 16:18 – A edificação de Jesus.
Deus está edificando algo sobre a Rocha (Cristo), que é a Igreja. Há um Edifício sendo edificado sobre a Rocha, com ouro, prata e pedras preciosas. Esta edificação ficará firme para sempre, pois será aprovada diante do Tribunal de Cristo, diferentemente das outras edificações que irão passar com o julgamento.
d) O Mistério que foi manifesto em Cristo
Col 1:26-27; Ef 5:32
O mistério