Marshall
Biografia de Alfred Marshall
INTRODUÇÃO À ECONOMIA II
Professor José Geraldo Portugal
Mariana Souza, RA00129243
Vitória Horrocks, RA00137084
TURMA ECO-MC2 SALA: 126
SÃO PAULO
02/2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Marshall pertence, legitimamente, à linhagem dos grandes mestres fundadores da Economia Política Clássica inglesa, corrente de pensamento das mais fecundas que, brotando da Revolução Industrial, expandiu-se no século XIX e estendeu-se até nossos dias por ramificações e canais doutrinários, os mais diversos. Essa corrente teve três épocas distintas: a Clássica propriamente dita, a Ricardiana e a Marshalliana ou Ricardiana-Reformada. Os Princípios de Economia de Marshall constituem, juntamente com A Riqueza das Nações de Adam Smith, e os Princípios de Ricardo, um dos grandes divisores de águas no desenvolvimento das ideias econômicas, representando a transição da antiga para a moderna Economia.
Considerado chefe da chamada “escola neoclássica de Cambridge”, Alfred Marshall, definitivamente, está no rol dos melhores economistas de todos os tempos. Sua trajetória intelectual, ainda que ligada inicialmente a estudos no campo da Matemática, incluindo também Ciências Naturais, História e Filosofia, está fortemente vinculada ao incansável reformador social que sempre foi. Em 1924, ano de sua morte, afirmou que “embora a idade avançada me pressione, não abandonei a esperança de que algumas noções que formulei com relação às possibilidades de avanço social possam vir a ser publicadas”.
Logo nas primeiras palavras escritas de sua principal obra, ao definir a abordagem da Economia, Marshall deixa sua posição bem definida ao esclarecer que: “Economia Política ou Economia, é um estudo da Humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estritamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais do bem-estar”.