Concepçao do homem nas teorias
1ºano ADMINISTRAÇAO – NOTURNO G29
CONCEPÇÃO DO HOMEM NAS TEORIAS
Teoria Estruturalista - Homem Organizacional
Por necessidade do crescimento das organizações a Teoria Estruturalista defendeu a idéia de um homem dinâmico, cooperativo e coletivista. Pronto para qualquer tipo de mudanças, tanto empresarial como comerciante e participação simultânea de várias organizações. O homem moderno, ou seja, os homens organizacionais, para ser bem sucedido em todas as organizações são necessários as seguintes qualidades:
Flexibilidade
Tolerância as Frustrações
Capacidade de adiar as recompensas
Permanente desejo de Realização
Teoria Comportamental – Homem Administrativo
Um novo conceito de homem. Ele procura a maneira satisfatória e não a melhor maneira de fazer um trabalho. O comportamento administrativo é satisfatório e eficiente e não otimizante, pois o homem administrativo toma decisões sem poder procurar todas as alternativas possíveis: não procura o máximo lucro, mas o lucro adequado; não o preço ótimo, mas o preço razoável.
Teoria dos Sistemas - Homem Funcional
É aquele que executa um determinado papel, inter-relacionando–se com os demais indivíduos, gerindo suas expectativas e ajustando-se a novos papéis que lhe são atribuídos e tem como função interagir com o ambiente. Os papéis são mais enfatizados do que as pessoas em si. É fundamental para que a organização alcance maior produtividade.
Teoria da Contingência – Homem Complexo
É caracterizada por um sistema de valores, percepções, características pessoais que o permita lidar com sua permanente mutação e necessidades. É dirigido para objetivos, está em constante desenvolvimento e possui fatores de motivação com três forças básicas:
Expectativas,
Recompensas e a
Relação entre as duas.