Marluce
CAMPUS DE NANUQUE
CURSO – ENGENHARIA AMBIENTAL – 9º P
NATÁLIA SANTOS
WELLINGTON PEREIRA DOS SANTOS
EFEITO ESTUFA E A SAÚDE
NANUQUE
2015
NATÁLIA SANTOS
WELLINGTON PEREIRA DOS SANTOS
EFEITO ESTUFA E A SAÚDE
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Universitário de Caratinga UNEC – Campus de Nanuque, para complemento da disciplina de Saúde, Meio Ambiente e Educação.
Orientador: Marluce Diolino Vicente Batista
NANUQUE
2015
1- EFEITO ESTUFA
O Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.
Mesmo sendo um processo natural, ele vem se intensificando devido à ação do homem em degradar e lançar gases nocivos ao meio ambiente. O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como consequência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.
1.1- EFEITO ESTUFA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE HUMANA
Segundo o pesquisador Diarmed Campbell, da Organização Mundial de Saúde, o aquecimento global contribui para o aumento dos casos de malária na Amazônia e surtos de dengue