Marketing
Há dois anos um aluno de Marketing em pleno primeiro dia de aula me questionava: Como se destacar de uma concorrência competitiva em um mercado maduro? A resposta que ofereci e que tem hoje uma versão muito mais elaborada e completa e, quase que de forma contraditória, mais simples e objetiva, pode atender o aluno na época.
A primeira e superior consideração era buscar estabelecer do que são feitos os resultados. Quem sabe na forma de uma equação que não devesse ser por demais complexa para poder oferecer uma resposta entendível e viável no cenário acadêmico de graduação.
Proponho construí-la junto com você a partir de agora. Espero tenhamos o resultado esperado, vamos a ela?
O elementar questionamento parece ser: O que gera resultados? Recursos geram resultados é a resposta primeira a este questionamento. Recursos.
A questão seguinte que me parece inevitável é: Que tipo de Recursos? Todos é a resposta que num primeiro momento melhor possa se apropriar de um conceito genérico, capaz de compor uma equação meramente conceitual.
Perfeito. Mas, haveria tipos diferentes de Recursos que cumprem diferentes funções em uma possível equação do que possa elucidar como construir Resultado? Mais ainda, haveria algum tipo especial de Recurso, sem o qual qualquer resultado seria inviável e que, portanto, deva fazer parte separada e permanente nesta possível equação?
A resposta pode levar um tempo. Mas, invariavelmente, com tempo haveremos de entender que há sim um Recurso superior a todos os demais. Um do qual dependem todos os resultados e que podemos traduzir como o primeiro e principal Recurso: O Tempo.