Marketing
Produto de Consumo “São aqueles comprados por pessoas físicas para seu benefício pessoal ou de família. Caracterizados por: Duráveis: São bens tangíveis que sobrevivem a vários usos e possuem longa vida útil. Ex: televisão, carro, casa.
Não-duráveis: São bens tangíveis que sobrevivem a pouco uso e possuem reduzida vida útil. Ex: alimentos, produtos descartáveis, produtos consumidos rapidamente.
De Conveniência: Comprados com freqüência, sem comparação com outros produtos e predominantemente com preços baixos.
Dividem-se em três tipos:
- Básicos – compro diariamente, mas com controle sobre as mesmas. Ex: arroz, feijão, leite, pães.
- Impulso – sugere que mesmo não necessitando, a exposição motiva a compra. Ex: chocolate, salgadinhos e outras que estão no caixa (check-out)
- Emergencial – é o consumo momentâneo, sendo ocasional. Ex: sombrinhas.
De Comparação: Comprados com menos freqüência, pelo processo de comparação de atributos e benefícios com outros produtos, tendo em geral, preços altos. Ex: roupas, móveis, aparelhos eletrônicos.
De Especialidade: Com características bem diferenciadas e/ou imagem de marca forte, mais difíceis de ser encontrados e pelos quais o cliente realiza um esforço maior de procura e compra. Ex: produto de grife (Ferrari, Rolex) e serviços altamente especializados (cirurgia plástica).
Produtos Industriais: São aqueles adquiridos por empresas como insumos de produção de outros produtos ou para realização de outros negócios.
-Equipamentos / Componentes / Suprimentos / Matéria-prima
Serviços: - São bens intangíveis que podem ou não sobreviver a quantidade de usos. Ex: escolas, bancos, transportes, médicos, etc.
-Toda prestação de serviços para facilitar a vida do consumidor, quaisquer que sejam”.
Características dos serviços
Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing: * Intangibilidade: serviços são ideias e conceitos (processos). Não