O surgimento da contabilidade
O processo teria se desenvolvido da necessidade do homem avaliar suas riquezas tendo como objeto o Patrimônio, palavra derivada legado deixado como herança pelos pais (pater, patris), representado pelos rebanhos e outros bens nos aspectos quantitativos.
Mas como calcular se não existiam maneiras para isso, a solução então foi associar cada ovelha a uma pedrinha, assim ele teria registrado a quantidade de seu rebanho, dando inicio no que hoje o contabilista conhece como inventário, esse processo se repetia anualmente, com isso ele avaliava o crescimento os lucros obtidos na troca da lã retirada por utensílios ou por novas ovelhas, calculando os ganhos e o consumo, comparando com os balanços anteriores e finalmente constatando resultado negativo ou positivo.
A contabilidade tinha como foco principal o controle, posteriormente com a evolução do homem, tornava-se fundamental para o comércio. Com o comércio de troca de bens, a contabilidade continuou quantitativa, tendo uma evolução lenta até o aparecimento da moeda. Com a criação de sistemas monetários tal ciência evoluiu significativamente.
Associando a idade antiga com os dias de hoje percebemos a semelhanças e a evolução da contabilidade, em aperfeiçoamento, pois os métodos já eram praticados de forma rudimentar, mas com objetivo, e apresentando resultados positivos,