Marketing
EXISTE RENAULT FRAÇA E RENAULT BRASIL POR EXEMPLO, DEVIDO A QUE OS COSTUMES DAS PESSOAS MUDAM DE REGIÃO PARA REGIÃO, DE PAÍS EM PAÍS, DE CIDADE EM CIDADE...
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA: Divide o mercado em grupos com base em variáveis demográficas. É a mais popular das segmentações e é a forma mais fácil de diferenciar os grupos de consumidores, já que as preferências, com freqüência, estão muito relacionadas com estas variáveis. Um exemplo de segmentação demográfica é o mercado dos automóveis, onde há várias gamas que atacam diferentes segmentos de mercado, segundo seu nível de rendimentos (ARTIGO: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).
RENAULT, POR EXEMPLO, PRODUZ CARROS DAS TRÊS GAMAS, GAMA ALTA PARA PESSOAS COM ALTOS RENDIMENTOS (RENAULT LAGUNA), GAMA MÉDIA PARA RENDIMENTOS MÉDIOS (RENAULT MÈGANE) E GAMA BAIXA PARA RENDIMENTOS MÉDIOS (RENAULT TWINGO).
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA: Divide aos consumidores em diferentes grupos com base em sua classe social, seu estilo de vida ou as características de sua personalidade. O exemplo dos carros Renault nos pode servir também neste caso. Um Renault Laguna ataca ao segmento de pessoas que além de ter altos rendimentos, levam uma vida executiva, não são pessoas que tenham que transitar por caminhos difíceis ou viajem continuamente ao campo.
UM RENAULT MEGANE DA LINHA SCENIC, POR EXEMPLO, PODE SER DIRECIONADO À PESSOAS COM UM ESTILO DE VIDA FAMILIAR, QUE SAEM COM SEUS FILHOS NO MESMO AUTO A DAR UM PASSEIO. UM RENAULT TWINGO ATACA O SEGMENTO DE PESSOAS SÓS, COM UM RITMO DE VIDA MAIS JUVENIL, QUE NÃO TÊM FAMÍLIAS GRANDES E NO MÁXIMO SÃO CASADOS.
SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL: Divisão dos compradores com base na ocasião, seus