Macroeconomia
Em um ensaio de tração, o corpo de prova ou é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. O ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes.
Os ensaios de impacto são feitos para medir a segurança, qualidade e confiabilidade dos mais diversos materiais. É empregado no estudo da fratura frágil dos metais, que é caracterizada pela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformação elástica.
Consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração. A medida de dureza é dada pela característica da marca de pressão e da cara aplicada.
1. Objetivo
O objetivo de tais experiências foi verificar a resistência dos materiais, nos diversos tipos de ensaio, considerando que cada tipo de ensaio tem sua propriedade diversificada.
2. Ensaios
2.1) Ensaio de Tração 2.1.1) Embasamento Teórico:
Este tipo de ensaio consiste em submeter um corpo de prova a um esforço crescente de tração, aplicado na sua direção axial, até que ocorra a ruptura.
Para efeitos de reduzir as diferenças entre as dimensões de diferentes corpos de prova, utiliza-se o conceito de tensão convencional ou tensão de engenharia definido por: σ = F / Ao
Onde, temos que:
F = Força aplicada
Ao = Área da seção transversal do corpo (antes da aplicação da carga)
Já a deformação sofrida pelo Cp pode ser calculada em função do alongamento sofrido durante o ensaio. ε = (L f- Lo) / Lo
Lf= Comprimento final
Lo=Comprimento inicial
Os resultados obtidos através do ensaio de tração são fornecidos pela própria máquina de ensaio, em um gráfico chamado