Ihering
Conceito
Enunciação é o ato de produção do sicurso ou do enunciado, deixando nele marcas que identificam, quando é explicitam, ou pressupondo-a quando implícita.
Enunciação Implícita
Posso, pois, perfeitamente calcular, no caso figurado, as vantagens e, em vista delas, intentar, a demanda ou transigir. (Página 28) Comparo o devedor ao ladrão que procura aponderar-se de alguma coisa pertencente à minha pessoa, com pleno conhecimento de causa; (Página 31)
Enunciação Explícita
Aquele que for atacado em seu direito deve resistir; é um dever para consigo mesmo. (Página 26) É essa uma questão que esperamos resolver prontamente e pela afirmativa. (Página 32)
2.2 – a)
Conceito
“Um probelam retórico é um hiato entre o que temos e o que queremos ter” O problema retórico na ação retórica, um retor (comunicador) confronta um público que percebe, entende, ou acredita de um jeito, e esse retor quer que esse mesmo público perceba, compreenda ou acredite de outro jeito
No camponês é que mais difícil se torna vencer essa desconfiança. ( página 29)
Como devedor, posso aplicar-lhe tudo quanto disse daquele a quem o comparo; posso como ele transigir: basta desistir; mas devo sempre demandar o devedor de má-fé e devo fazê-lo, custe o que custar, porque é um dever; e, não o cumprindo, sacrificaria, com esse direito, todo o direito. ( página 31/32 )
É impossível que os lacaios e serventes apreciem e desenvolvam o sentimento de honra como as demais classes, porque há certas humilhações ligadas, por assim dizer, a seu ofício e posição a que debalde o indivíduo tentara subtrair-se, pois a classe inteira as suporta. ( página 36 )
2.2 – b)
Alegação Cativante
É utilizada na tentativa de se incluir e identificar com os sonhos e interesses dos interlocutores é como vocês.
2.2 – c)
Apelos
Fazem parte do discurso retórico que dizem a respeito das emoções do interlocutor, deve defendê-lo, e esse comunicador quer que esse