Marketing
Marcos Carvalho*
Quando você vai a um supermercado qual o seu critério de escolha de produtos? Muitas pessoas olham o preço menor para escolher, outras vêem a qualidade da embalagem, algumas verificam a validade impressa na embalagem dos produtos, outras tantas levam o produto por apresentar uma marca mais conhecida e por aí vai.
Esta mesma pergunta pode ser feita para você! Se você fosse um produto sendo vendido em um supermercado, as pessoas colocariam você no carrinho? Você teria uma boa demanda (procura pelos seus consumidores) ou será que ficaria na prateleira por muito tempo? Será que você perderia a validade e nunca mais seria feita a sua reposição á prateleira?
Quais seriam os critérios que as pessoas iriam poder ver em você, o que você chama a atenção do seu público, seja ela seus empregadores, os colegas de trabalho, os amigos e amigas, sua namorada ou namorado? Você é mais barato, a sua qualidade de embalagem é maior (suas roupas), sua validade, ou seja, sua atualização profissional e sua cultura é maior?Desculpe, mas se você ainda não percebeu você é um produto, isso mesmo, igual aqueles no supermercado, se compare com ele e não veja a diferença, você está exposto junto com um numero sem igual de pessoas muito parecidas com você.
De que forma as pessoas que você quer ou precisa se vender te percebem? Talvez elas não te comprem justamente por isso, elas não vêem diferença em você. Repare quantas vezes fomos preteridos em um trabalho no qual fomos candidatos, ou em uma promoção que não saiu. Logicamente o lado positivo aconteceu conosco, conseguimos este emprego, fomos preferidos para aquela promoção e fomos escolhidos para dançar.
Tivemos várias vitórias e algumas derrotas, são vários os motivos que nos levam a este ou aquele resultado, mas por certo grande parte é responsável de como somos vistos pelas pessoas, reflita por que você conseguiu aquele emprego, certamente seu chefe dirá que na entrevista você fez