Auditoria
As empresas atuais estão inseridas em um ambiente de atividades intensas e diversificadas, o que exige dos gestores competência no desenvolvimento de suas atividades, onde cada vez mais se busca o crescimento, buscando se destacar em um mercado competitivo.
Diante disso, cada vez mais se busca meios de aprimoramento do desempenho das atividades da empresa, aprimoramento este que depende de vários fatores, quais sejam: uma equipe de trabalho qualificada, ética profissional, sistemas eficazes, controle e uma visão de desenvolvimento continuado da empresa, ou seja, objetivos claros a serem atingidos e metas que os qualifiquem.
Diante disso destacam os investimentos em profissionais capacitados, comprometidos e voltados ao objetivo da empresa, sua visão e missão de mercado. Em conjunto a isso, se torna necessário a adoção de sistemas e controles eficazes, que acompanhem o crescimento da empresa de modo a fornecer segurança aos seus gestores. Segurança voltada principalmente aos processos operacionais e de gestão, bem como informações de desempenho freqüentes e oportunas sobre o negócio.
Com isso os gestores, na preocupação com o crescimento da empresa, buscam serviços que permitam uma avaliação das operações e por meio delas realizem implantações de controles que poderão auxiliar e beneficiar a empresa em seu desenvolvimento econômico, financeiro e social. A auditoria é uma, que vem se demonstrando como uma importante ferramenta no auxílio à gestão, devido sua capacidade de análise e testes das atuais estruturas da organização. Esta característica da auditoria permite aos gestores a possibilidade de uma avaliação mais minuciosa das operações da empresa, conseguindo identificar áreas que possuem maior vulnerabilidade à possíveis erros ou fraudes e que podem de certa forma prejudicá-la.
1. TEMA
O tema abordado neste estudo baseia-se em uma área importante da contabilidade, que está trazendo muitas propostas para auxiliar os