Marketing
Segundo Rebouças (2009), a segmentação de mercado tem por objetivo concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o público, satisfazendo da melhor forma a demanda. Cada grupo de consumidores apresenta diferenças a respeito de traços psicográficos, geográficos, de pretensão e decisão de compra. As pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma, há uma dispersão regional e cultural que estabelece várias fatias de mercado a ser abastecido por projetos específicos de produtos e serviços (REBOUÇAS, 2009).
Sendo assim, não deve tratar os consumidores da mesma forma. A escolha do público-alvo é um dos primeiros passos na estratégia de marketing de uma empresa no intuito de identificar e definir alvos de mercado. A partir da segmentação conhece-se profundamente o nicho de mercado, a cultura e comportamento do consumidor de modo particular. A organização que conseguir atingir corretamente seu nicho de mercado pode vencer seus concorrentes através do pioneirismo e correta adequação de seus produtos.
A segmentação de mercado significa a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compra e necessidades especificas (REBOUÇAS, 2009).
Conforme os Professores do Departamento de Mercadologia da FGV, a segmentação pode ser realizada em todos os tipos de negócios e sua principal vantagem é que a empresa passa a conhecer melhor seu cliente e a contatá-lo com mais facilidade, preparando-se para a etapa de quantificação de mercado e direcionando os esforços para o cliente-alvo, sem desperdícios de