Pedagogia
A inclusão de alunos com necessidades especiais é contemplada pelas Políticas Pública Brasileira. Descreva como surgiu o conceito de Educação Inclusiva. Pág. 148.
A proposta de Educação Inclusiva tem sua gênese na Conferência Mundial de Educação para Todos, promovida pela UNESCO, em 1990, na Tailândia. Nesse evento, por meio de um Plano de Ação, foi estabelecida Perspectiva educacional de inclusão. Uma orientação político-filosófica relativa às propostas educacionais dirigidas aos alunos com necessidades educacionais especiais para contemplar questões básicas de aprendizagem. A referida Conferência, cujos resultados foram assinados por todos os países presentes, pretendeu ampliar o conceito de aprendizagem para todas as crianças, jovem e adulto, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais. A esse respeito, cabe lembrar o seu art. I: Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas) quanto os conteúdos básicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes) necessários para que os seres humanos possam sobreviver desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decisões fundamentadas e continuar aprendendo. (p. 1)
Com relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais como deve ser o processo de construção do PPP da escola? Pág. 150
R1: O processo de construção do PPP da escola deverá levar em consideração à diversidade dos sujeitos nele inscritos-incorporando as necessidades comuns e especiais de seu aluno, estimulando a participação dos envolvidos.
Como a autora Maria Fernanda Rezende Nunes define que o neoliberalismo entra no cenário mundial? Pág. 184
R- Entra no cenário mundial difundindo a crença no mercado o Estado mínimo a exaltação da