Marketing
Gestão de si mesmo
RESUMO
Este ensaio trata do tema marketing pessoal enquanto um instrumento de administrar-se a si mesmo, enquanto um profissional, como um produto exposto dentro de um mercado amplo e competitivo. No texto considera-se a base teórica da orientação para o mercado como o fundamento não apenas do marketing como um todo, mas também, e, em especial, no marketing das pessoas. É vista como a essência do marketing pessoal uma abordagem tridimensional para se compreender e explicar a sua ação e abrangência: 1) o profissional enquanto personalidade sui generis; 2) a maneira como ele é percebido pelas outras pessoas; 3) a visibilidade que ele procura dar para si mesmo, sendo que cada uma destas dimensões implica em estratégias específicas de composição da imagem, comunicação e atendimentos de princípios éticos seja na venda do produto “si mesmo”, seja na gestão de uma carreira profissional exitosa.
Palavras chave: marketing pessoal; comportamento social, carreira profissional.
INTRODUÇÃO
O marketing pessoal é um dos segmentos mais modernos de toda a ampla teoria do marketing. Por sua vez, esta evoluiu consideravelmente nos últimos anos graças a muitas pesquisas. Uma das mais modernas visões do marketing é aquela que enfatiza a orientação para o mercado. E dentre os principais autores desta corrente se destaca o autor inglês George S. Day, em especial no seu livro, “A empresa orientada para o mercado”. Este foi o fundamento teórico assumido como mais importante, pela sua modernidade e principalmente pela esclarecimento que traz para a marketing e particularmente para o marketing pessoal, ou marketing da própria pessoa.
De acordo com o autor existem elementos-chave que diferenciam as empresas orientadas para o mercado, sendo que, no núcleo de tudo está a cultura da valorização do cliente, construída através de um raciocínio estratégico e a partir de uma clara definição do mesmo. O autor esclarece também