MARKETING
1. Diferença entre publicidade e propaganda:
Propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante específico. A propaganda pode ser utilizada para desenvolver uma imagem duradoura de um produto ou para estimular vendas rápidas. Ela pode alcançar com eficácia compradores dispersos geograficamente. Algumas propagandas podem exigir um orçamento maior (anúncios em TV), enquanto outras podem custar menos (anúncios em jornais). Seu efeito sobre as vendas pode ser dar simplesmente pela repetição. Os consumidores talvez acreditem que uma marca muito anunciada ofereça “bom valor”. Podem-se destacar as seguintes qualidades da utilização da propaganda:
a) Penetração: a propaganda permite que a mensagem seja repetida muitas e o que o comprador receba e compare a mensagem de vários concorrentes. A propaganda em larga escala transmite algo positivo sobre o tamanho, poder e o sucesso do fornecedor.
b) Aumento da expressividade: a propaganda oferece oportunidades para colocar em cena a empresa e seus produtos por meio do uso artístico da impressão, som e da cor.
c) Impessoalidade: o público não se sente obrigado a prestar atenção na propaganda e nem a responder a ela. A propaganda é um monólogo, e não um diálogo com o público.
Publicidade: é a divulgação de informações sobre as atividades da empresa e seus produtos por intermédio da imprensa, para o público-alvo, sem custo adicional. Os profissionais de MKT tendem a utilizar a atividade de relações públicas menos do que poderiam; no entanto, um programa bem elaborado, coordenado com outros elementos do mix de comunicação, pode ser extremamente eficaz. O apelo de relações públicas e de assessoria de imprensa baseia-se em três características distintas:
a) Alta credibilidade: matérias e artigos em jornais e revistas são mais autênticos e confiáveis para os eleitores do que anúncios.
b) Possibilidade de pegar os compradores desprevenidos: a