Teoria Das Organiza Es APO
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
1. Ênfase na pratica da administração (Pragmatismo).
2. Reafirmação relativa dos postulados clássicos (Conservantismo Clássico).
3. Ênfase nos princípios gerais da administração (Adoção de princípios gerais).
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
5. Ecletismo nos conceitos.
Ênfase na pratica da administração: A teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e papáveis. Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente á ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática, e representa a contribuição do espírito pragmático americano.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos: A teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os Neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.
Ênfase nos princípios gerais da administração: Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como ‘’leis’’ científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. O Estudo da Administração para alguns autores baseia-se na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar e etc.
Ênfase nos objetivos e nos resultados: Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em