PDF Promovendo A Evolu O Global
Thaís Laport Rodrigues
Os avanços científicos, tecnológicos e econômicos nos possibilitam destruir ou criar espécies biológicas e ecossistemas, para o melhor ou o pior.
Ou seja:
A intervenção humana já afeta a composição e a temperatura atmosférica com repercussões em todas as formas de vida.
Se considerarmos a sociedade humana como sendo parte da própria vida, então estas novas composições representariam uma aceleração da evolução global.
A cultura humana é agora principal fator da evolução da biosfera, mas também de sua própria evolução. Até agora suas múltiplas e divergentes direções foram o resultado de mecanismos Darwinianos de reprodução, mutação e seleção. A partir de agora a evolução está cada vez mais sobre nossa responsabilidade.
Existe agora uma direção no processo evolutivo e este é um progresso no sentido da digitalização, à virtualização e à inteligência coletiva.
E este progresso é o resultado de um antigo e bem
conhecido processo Darwiniano.
Ele se caracteriza precisamente pela emergência de
novos mecanismos reprodutivos ou seja, novas mídias. Mas somos obrigados a reconhecer que, a partir de agora, a evolução está cada vez mais sob nossa responsabilidade. Não sabemos qual é precisamente o objetivo, mas sabemos que a raça humana tem em suas mãos e em seu cérebro coletivos o destino da biosfera e de seu próprio destino.
A emergência da raça humana é marcada pelo nascimento da linguagem que caracterizou o início de uma nova forma de evolução cultural.
Permitindo a inteligência humana coletiva levantar questões, relembrar o passado, procurar antecipar o futuro, criar sentidos e registrar novas invenções e estórias para as gerações futuras.
A melhoria dos mecanismos de reprodução começam com a invenção da escrita que possibilitou acelerar o diversificação e o aperfeiçoamento das formas culturais e gêneros lingüísticos. Formas
Gêneros
escrita; alfabeto; imprensa e ciberespaço. ciência; história;