Marketing
1) Demanda negativa: Quando uma parcela significativa do mercado não gosta e até evita o produto/serviço. Exemplo: Vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, trabalhar em eleição, ouvir a “hora do Brasil”... Maluf. Tarefa de marketing: Analisar porque o mercado não gosta do produto e avaliar se um programa de marketing que envolva redesenho do produto/serviço, preços mais baixos ou promoção positiva possa mudar crenças e atitudes. Usar o marketing de conversão.
2) Demanda inexistente: Quando o mercado-alvo desconhece ou não se interessa por um determinado produto/serviço. Exemplo: Novas técnicas de produção ou cultivo, novos aplicativos de informática, cursos de alemão, francês, etc. Tarefa de marketing: Encontrar meios de ligar os benefícios dos produtos/serviços às necessidades e aos desejos do mercado-alvo. Usar o marketing de estímulo.
3) Demanda latente: Quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto existente é capaz de satisfazer plenamente.
Exemplo: Cigarros que não prejudiquem a saúde, prédios mais seguros, carros mais econômicos, liquidificador com botão. Tarefa de marketing: Mensurar o tamanho desta demanda e, se substancial, desenvolver produtos para satisfazê-la. Usar o marketing de desenvolvimento.
4) Demanda declinante: Quando o número de consumidores diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Exemplo: Menor número de fieis nas igrejas, menor número de novos fumantes, carros anti-econômicos, Bis, etc. Tarefa de marketing: Identificar as causas do declínio e determinar se a queda na demanda poderá ser revertida com novos mercados, comunicações mais eficazes ou novas características no produto. Usar o marketing de revitalização (criativo).
5) Demanda irregular: Quando apresenta variações sazonais, diárias ou mesmo horárias, gerando picos e ociosidade. Exemplo: Transporte coletivo, museus, cinemas, kinder ovo, shoppings, etc. Tarefa de marketing: Procurar meios de mudar o padrão de demanda, com