Marketing
O Marketing de ServiçosPara quem vislumbra o futuro do mercado capitalista, a melhor forma paraque, cada vez mais, a relação entre quem compra e quem vende se tornemais estreita.Nos dias de hoje é absolutamente crítico assegurar a relação com o cliente.Para tal é preciso garantir que o serviço que se presta vai de encontro àsexpectativas do público-alvo, devendo, para isso, implantar programas demedição da qualidade do serviço que se presta de forma a assegurar que estecumpre os objetivos a que a organização se propõe.
Marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades queobjetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle deprogramas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, deforma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ouusuários com satisfação, qualidade e lucratividade.Definimos serviço como um ato ou desempenho essencialmente intangível queuma parte pode oferecer a outra e que não resulte posse de nenhum bem. Suaexecução pode ou não estar ligado ao dinheiro. Exemplos: alugar um quartode hotel, depositar dinheiro em um banco, cortar o cabelo, viajar de avião,aconselhar-se com um advogado - todas essas atividades envolvem a comprade um serviço.Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente e pressupõe umarelação de contato direta entre empresa/consumidor.Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:
•Intangibilidade: serviços são idéias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação.
•Perecibilidade: se não for usado, está perdido (cadeira em avião,quarto em hotel).
•Heterogeneidade: varia de cliente para cliente. Atividade voltada para pessoas.
•Simultaneidade: criados e consumidos simultaneamente, não podem ser estocados.
•Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.
O mix de