Aplicação de água reciclada
A reutilização da água é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente, consiste em se tentar reaproveitá-la depois que ela cumpriu sua função inicial. Neste processo pode haver ou não um tratamento da água, dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada.
Para entendermos como funcionam os sistemas de reutilização de água, é preciso esclarecer alguns conceitos importantes no que diz respeito à qualidade das águas envolvidas e nos processos de tratamento que darão a essa água as características desejadas.
- Água negra: é a água proveniente de vasos sanitários e pias de cozinha, com alto teor de resíduos orgânicos e microorganismos com potencial patogênico. Depende de tratamentos químicos sofisticados para se tornar novamente limpa, não podendo ser aproveitada para reuso. Por apresentar alta concentração de DBO e DQO (demanda biológica / química por oxigênio), deve ser descartada para a rede de esgotos, podendo ou não antes ser tratada em uma fossa séptica .
- Água cinza: é a água proveniente do lavatório, do chuveiro, da banheira, do tanque e da máquina de lavar. São águas ricas em sabão, matéria orgânica e microorganismos sem potencial patogênico. Essas águas são passíveis de reaproveitamento, mediante tratamento adequado.
Tipos de Tratamento:
- Tratamento primário: é a primeira etapa de limpeza pela qual a água passa no seu processo de limpeza. Consiste na retenção de sólidos suspensos através de peneiras ou filtros.
- Tratamento secundário: é o processo no qual são retirados da água os resíduos orgânicos, através da ação de microorganismos, que não puderam ser retirados no tratamento primário. Geralmente o tratamento secundário se dá nas fossas sépticas, em sistemas de menor escala, ou nas lagoas de depuração, em sistemas maiores. Os dois tratamentos funcionam de forma semelhante - são espaços onde microorganismos aeróbios decompõe a matéria orgânica. Os produtos da decomposição são gases e um