Planejamento de Produção
O planejamento e gestão da produção são vitais para o bom funcionamento dos processos e da organização como um todo. O bom gestor é aquele que, através das teorias e do conhecimento aplicado, consegue dominar e pôr em prática seu planejamento. As estratégias empresariais auxiliam o gestor na tomada de decisão. Elas podem ser: Puras de posicionamento, estratégia de posicionamento x estratégia de mercado, estratégia de operações, etc. O planejamento dependerá do tipo de estratégia adotada pela organização.
Conceitos:
Estratégia é uma decisão que tem efeito abrangente na organização. Ela define posição da organização frente ao ambiente e aproxima a organização dos objetivos de longo prazo.
Planejamento constitui o processo de elaborar, pensar e fazer previsões, estabelecendo fatos para atingir o objetivo final, utilizando dados iniciais obtidos por pesquisas ou consultas, para prever e integrar todos os elementos pertinentes a um problema, pois é destes que dependerá o sucesso da tarefa.
As estratégias se subdividem em vários grupos:
Estratégia Pura de Posicionamento: envolve tipo de produto, tipo de processo de produção e política de estoque de bens. Os produtos podem ser padronizados ou personalizados. O processo de produção pode focar o produto ou o próprio processo. A política de estoque de bens pode ter seu enfoque em “produzir para o estoque” ou “produzir sob encomenda”.
Estratégia de Posicionamento x Estratégia de mercado: Uma organização que tem como estratégia de posicionamento o foco em produzir para o estoque, trabalha com produtos padronizados, onde o custo é baixo, a entrega é rápida e o volume é elevado. Já a organização que foca na produção de produtos sob encomenda, se baseia nas flutuações estatísticas, se preocupa com a qualidade e com o baixo volume.
Estratégias de operações:
Os processos de produção deverão seguir necessariamente as estratégias de operação. O processo de fabricação é o modo de se dar forma a um material. O