Slides - Anfitrião
PLAUTO
O AUTOR
Tito Mácio Plauto teria nascido em Sarsina, na região central italiana da Úmbria, por volta do século III a.C. Há registros de que foi para Roma ainda jovem, possivelmente para trabalhar em bastidores de teatro, e tornou-se ator.
Foi um dramaturgo romano, que viveu durante o período republicano, época em que o teatro romano ainda era muito pouco desenvolvido.
OBRAS E CARACTERÍSTICAS
Atualmente há 21 comédias de sua autoria.
Suas obras fazem parte da chamada Comédia Nova Romana, da qual é um dos principais representantes. O gênero faz parte do período inicial da dramaturgia latina, entre os séculos III e II a.C. da república romana, um momento de florescimento cultural e literário.
A esposa colérica, o escravo astuto. Esses são alguns dos personagens mais notórios da comédia de Plauto.
Suas comédias estão entre as obras mais antigas em latim preservadas integralmente até os dias de hoje e são adaptações de obras gregas anteriores, em particular, de três grandes dramaturgos: Meneandro,
Dífilo e Filemão.
OBRAS E CARACTERÍSTICAS
As peças de Plauto foram produzidas para serem encenadas durante os jogos cênicos, festivais religiosos organizados pelos políticos locais em homenagem a um ou mais deuses.
Comparado com o que a comédia grega, o humor plautino é mais caricatural, exagerado, bufonesco. Brigas, chutes e cenas de comédia pastelão são bem frequentes, detalhando o uso de recursos humorísticos não verbais nas obras plautinas.
Outro aspecto que diferencia Plauto dos demais escritores de seu tempo é o modo como ele distribuía os papeis entre os personagens. Os papeis mais importantes em Plauto são, em geral, dedicados a meretrizes, escravos espertalhões, parasitas sociais e outros tipos populares.
PEÇAS:
Stichus (Estico)
Cristellaria
Persa
Miles Gloriosus (O Soldado Fanfarrão)
Mostelaria
Aulularia