fichamento
Capítulo 3
________________________________________________________________________
Tradicionalmente, os sistemas de computadores são classificados como microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Entretanto, essas distinções não são tão precisas como há alguns anos. Melhorias na tecnologia tornam os microcomputadores mais potentes do que nunca e tanto os de médio porte como os mainframes possuem versões muito ou pouco sofisticadas. Dentro desses parâmetros, o seguinte geralmente é verdade:
Microcomputadores. São os menores sistemas de computador, variando em tamanho desde os assistentes digitais pessoais (PDAs) de bolso, até os laptop e os computadores pessoais de mesa. A maioria dos microcomputadores é projetado para aplicações de um único usuário, mas podem ser conectados a servidores de rede com a ajuda das telecomunicações. Médio porte. Computadores de médio porte ou minicomputadores são maiores e mais potentes que a maioria dos microcomputadores, mas menores e menos potentes que a maioria dos grandes mainframes. Sistemas de médio porte são freqüentemente utilizados em pesquisa científica e empresarial. Eles são especialmente bem apropriados para tarefas especializadas, a ponto de normalmente dedicarem poder de computação a uma função específica (tal como o processamento de pedidos em segundo plano) sem necessidade de compartilhar tempo do maior mainframe da organização. É claro que muitas organizações de pequeno e médio porte utilizam tais computadores para todas suas operações.
Mainframes. Esses são computadores grandes e potentes, (freqüentemente ocupando toda uma sala) com capacidade de armazenamento primário muito grande (de 64 megabytes até vários gigabytes de RAM). Essa característica ajuda os mainframes a processar informação muito rapidamente (de 10 a 200 milhões de instruções por segundo
- MIPS).
Dicas de Ensino
Este slide corresponde à Figura