ideologias revolucionarias do seculo XX
Século XIX
1-cenario de contradições:
-Com as alianças possibilitadas pela segunda revolução industrial, houve um crescimento das riquezas. Porém trouxe também um grande aumento da desigualdade social, com a concentração dos lucros nas mãos de grupos sociais específicos, a burguesia industrial, o que leva a pobreza da massa trabalhadora, criando os primeiros sindicatos do trabalho. Assim houve grandes reclamações da parte dos trabalhadores e começou-se a fortalecer ideologias opostas ao capitalismo, criticando a propriedade privada (defesa das propriedades coletivas) e uma sociedade sem classe.
2- Socialismo Utópico:
- O socialismo utópico foi uma ideologia formada por Charles Fowrier, Robert Owen e Saint Simon, o socialismo seria implentado a partir de iniciativas como a organização de cooperativas de trabalhadores e a formação de “falanstérios” (comunidades baseadas no convívio cooperativo e harmônico entre seus indivíduos) e defendia defendia um processo pacífico e negociado para a instauração do socialismo, uma aliança entre o proletariado e a burguesia na implementação dele
- Era chamada de Utópico, pois apresentava uma inconsistência nas suas estratégias, ou seja, os meios para atingir tal caminho não eram discutidos.
-falanstério foram as comunidades que viviam seguindo os fundamentos do socialismo, com agricultura para o próprio sustento e outras atividades econômicas, e uma grande casa comum para no máximo 1.600 pessoas.
3-Socialismo cientifico ( Marxismo):
- o socialismo científico é uma doutrina política, social e econômica formulada por Marx e Engels no final da década de 1840. Essa doutrina socialista visava analisar a sociedade (do ponto de vista histórico, político e econômico) para transformá-la. Seu objetivo principal era a substituição do capitalismo pelo comunismo, através de um processo revolucionário proletário.
Os principais ideais do socialismo científico foram apresentados no Manifesto Comunista,