Marketing
DUARTE, Bruna Rosa¹
RESUMO
Após o processo de globalização, vivemos hoje em um cenário extremamente competitivo, a facilidade de acesso ao conhecimento e o processamento rápido de informações são fatores imprescindíveis para o crescimento das organizações. Portanto, mais do que nunca as organizações buscam pessoas que agreguem valor aos seus produtos e serviços trazendo um diferencial competitivo. Através deste artigo pretende-se conhecer os desafios e dificuldades da arte de gerenciar pessoas, identificar o processo de evolução das empresas e as novas relações de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Diferencial, Pessoas, Valor.
1- INTRODUÇÃO
A área que atua em gestão de pessoas atualmente vive um grande desafio, pois as expectativas das pessoas em relação ás empresas mudaram consideravelmente hoje as pessoas buscam autonomia e liberdade, oportunidades de desenvolvimento profissional, maior eficácia na comunicação e também continua realização.
Então para conseguir atender as expectativas das pessoas, foi extremamente necessário o surgimento de novas tendências nas áreas de gestão de pessoas.
A preocupação com os colaboradores, a inovação, adaptação às novas exigências, é uma tendência ao novo modelo de gestão, pois gerenciar pessoas é um processo que vem sofrendo adequações e sua ineficiência pode refletir nos resultados da empresa.
Segundo Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas se a empresa fosse um avião, o comandante deveria ter quatro prioridades. A primeira seria embarcar as pessoas certas e desembarcar as erradas. Em seguida, colocar as pessoas certas nos lugares certos. Depois definir a rota junto com estas pessoas e não descansar enquanto no mínimo 90% das pessoas estiverem orientadas e posicionadas. Portanto, pode parecer exagero dedicar-se tanto a esta tarefa, porem alem de facilitar na tomada de decisão no momento de promover, transferir ou demitir alguém, este tempo