Marketing
Competências a desenvolver pelo empreendedor
1. Competências emocionais
Em grande medida a performance do empreendedor está associada a características pessoais como a iniciativa, a empatia, a capacidade de adaptação e de persuasão.
Daniel Goleman (2000) agrupou as competências emocionais em quatro grandes grupos cabendo dentro de cada um dos grupos um conjunto de competências específicas:
Autoconsciência
Autoconsciência emocional – Esta competência permite reconhecer e compreender os diferentes estados de espírito e a forma como afetam o desempenho social e profissional bem como as relações com os outros.
Auto-avaliação rigorosa – Trata-se da capacidade de avaliar de forma realista as suas forças mas também as suas fraquezas.
Autoconfiança – Competência que permite valorizar devidamente os seus pontos fortes e capacidades mais distintivas.
Autogestão
Autocontrole – Capacidade para manter as emoções sob controlo.
Inspirar confiança – A confiança conquista-se através de comportamentos que revelem integridade, honestidade, fiabilidade e autenticidade.
Conscienciosidade - Capacidade para se autogerir de modo responsável (e.g., ser organizado e cuidadoso no trabalho).
Adaptabilidade – Competência revelada pela abertura a novas ideias e abordagens, flexibilidade na resposta à mudança, tolerância à ambiguidade.
Orientação para o êxito - Otimismo, necessidade de autoaperfeiçoamento e de alcance de um padrão interno de excelência, persistência.
Iniciativa - Prontidão para aproveitar as oportunidades, inclinação para exceder objetivos, pro-atividade.
Consciência social
Empatia – Capacidade para perceber os sentimentos e perspetivas dos outros, interesse ativo pelas suas preocupações, sensibilidade às suas especificidades.
Consciência organizacional - Capacidade para ler a realidade organizacional, construir redes de decisão e ter consciência das correntes sociais e políticas da organização.
Orientação para