q4tb
O saco escrotal ou escroto é a estrutura que abria internamente os testículos, dois orgãos onde são fabricados hormônios sexuais (testosterona) e espermatozoides. Sobre os testículos, encontramos o epidídimo, pequenos tubos retorcidos onde os espermatozoides amadurecem e se tornam capazes de movimentação. Os canais deferentes permitem que os espermatozoides produzidos nos testículos cheguem à uretra, canal pelo qual são liberados ao exterior.
Nesse percurso, os espermatozóides misturados com as secreções produzidas pela próstata e pela vesícula seminal. Tais secreções juntamente com os espermatozóides formam o sêmen ou esperma.
O pênis é um órgão que tem duas funções: a reprodutora e a urinária. No seu interior, há um canal, uretra que conduz os espermatozóides e a urina pra fora do corpo. No pênis, encontram-se dois tipos de tecidos, que formam o corpo esponjoso e cavernoso. Esses tecidos se enchem de sangue, quando há excitação. É esse fator que leva à ereção do pênis, permitindo sua entrada na vagina da mulher. Se houver aumento da excitação, pode ocorrer a liberação do sêmen. Esse processo é chamado de ejaculação. Externamente, é possível observar que o corpo esponjoso do pênis se expande e forma a glande, uma região de grande sensibilidade. Por sua vez, a glande é protegida por uma camada de pele chamada prepúcio. Na higiene diária do pênis, é muito importante que se tenha o hábito de puxar bem o prepúcio e expor a glande, pra se evitar o acumulo de resíduos.