Marketing
• Tudo que acontece externamente, com a influencia de uma organização.
Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida.Os estruturalistas iniciaram a análise das organizações dentro de uma abordagem múltipla envolvendo a interação entre organização e ambiente.Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável. O ambiente pode ser analisado em dois segmentos, o ambiente geral e o ambiente de tarefa.
Ambiente de Tarefa
É o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o segmento do ambiente geral do qual cada organização extrai as suas entradas e deposita as suas saídas. É o ambiente de operações de cada organização.
Ambiente Geral
É o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações. Tudo o que acontece no ambiente geral afeta direta ou indiretamente todas as organizações.
• A análise do ambiente aumentou o estudo do meio ambiente como base para verificar a eficácia das organizações.
Como a análise tinha abordagem de sistemas abertos aumentou o estudo do meio ambiente como base para verificar a eficácia das organizações, mas nem toda a preocupação foi capaz de produzir total entendimento do meio ambiente. As teorias da gestão têm ênfase no interior e exterior da organização. O ambiente geral e o ambiente da tarefa. o Tipologia do Ambiente:
• Homogêneo quando tem pouca diferenciação de mercado.
• Heterogêneo quando existe diferenciamento múltiplo nos mercados.
• Ambientes instáveis quando há mudanças o tempo inteiro.
• Ambientes estáveis quando quase não ocorrem mudanças, e quando ocorrem, são previsíveis.