RE: ATIVIDADE 1 - FÓRUM AVALIATIVO
Ao colocarmos dois ou mais corpos com diferentes temperaturas em contato, observaremos que o corpo com maior temperatura começará a perder sua temperatura e o que está numa temperatura menor sofrerá um aumento na sua temperatura. Este fenômeno se dá devido a passagem de energia térmica do corpo com temperatura mais elevada para o corpo de temperatura menos elevada, e a passagem dessa energia é o que denominamos de calor.
No SI a unidade que representa o calor é o joule (J) mas a mais utilizada seja a caloria (cal). Uma caloria equivale a 4,186J, o uso mais comum da caloria é com o uso do seu múltiplo, quilocaloria, isso se dá porque a caloria é uma unidade pequena.
1kcal =10³ cal
Calor sensível
É o calor que tem como efeito apenas a mudança da temperatura de um corpo, de acordo com a Equação Fundamental da Calorimetria , que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor especifico.
Temos que: Temos que:
Q é a quantidade de calor sensível c é o calor especifico da substância que constitui o corpo. m é a massa do corpo. é a variação de temperatura.
Quando Q > 0 ganha-se calor.
Quando Q < 0 perde-se calor.
Calor latente
Não são todas as trocas de calor que tem como finalidade modificar a temperatura dos corpos envolvidos, em alguns casos ocorre uma mudança de estado físico e nesses casos chamamos a quantidade de calor calculada, de calor latente.
Essa quantidade de calor latente (Q) é igual a de uma constante de proporcionalidade (L) e ao produto da massa do corpo(m).
Temos que:
A constante de proporcionalidade se refere a quantidade de calor que 1g de sua substância necessita para mudar de uma fase para outra, esse valor é dependente da natureza da substância e também de cada mudança de estado físico.
Temos que:
A condução térmica
É o tipo de transmissão de calor que é