Marketing
Marketing, definido basicamente como estudo do mercado, é um campo de estudo relativamente novo se compararmos com as outras áreas do conhecimentohumano. Comércio é algo que existe há séculos, porém, foi com o advento da Revolução Industrial que estudos de mercado emergiram pela necessidade de industriais se adequarem a umanova realidade, pois se até então produtores ofereciam e vendiam o que queriam e o que podiam num mercado de vendedores, com as novas técnicas de produção desenvolvidas pelaRevolução Industrial, organizações produtivas passaram a oferecer uma maior variedade de produtos e mais tarde atender às necessidades de mercados que aos poucos setransformavam num mercado de compradores. Neste estágio, preocupações puramente de produtividade, de logística e de lucros, passaram a ser preocupações com a concorrência e o poder debarganha dos compradores que até então não possuíam.
Até a Segunda Guerra Mundial, este quadro se manteve inalterado, mas foi a partir daí que preocupados com a concorrência,estudiosos do mercado começaram a teorizar sobre como atrair e relacionar-se com os seus consumidores, surgia então a cultura do “vender a qualquer preço”, onde a arte devender tornava-se um show de pirotecnias e um espetáculo de charlatanices, fazendo com que até hoje os profissionais de vendas sejam vistos com certa desconfiança. As técnicasde vendas nos primórdios daquela época eram técnicas mais baseadas na intuição do que na prática, técnicas ingênuas ou maliciosas que se misturavam com ferramentas eficientesde vendas, se bem que o mercado não ligava para as revolucionárias técnicas acadêmicas que ora surgiam.
INVESTIMENTO
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos), com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando inclusivamente a perdade uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Num sentido amplo, o termo