Marketing
Capítulo 1
O livro de marketing 3.0, Explica o futuro do marketing, juntamente com o porquê de a maioria dos comerciantes são presos no passado, trazendo um analise do marketing 1.0, 2.0 e 3.0 ilustrando cada momento bem como os seus objetivos, em um mercado – alvo.
Para Kotler, podemos classificar os diferentes estágios do marketing em:
Marketing 1.0, tem como marco a revolução industrial – força propulsora, onde as pessoas são vista como compradores com necessidades físicas. Esse era conceito do marketing 1.0 centrado no produto e as empresas são eficientes e rentáveis para sustentar e garantir o que oferece com um bom trabalho e obtenção de lucro. Os consumidores aprovam o seu produto.
Porém o marketing 2.0 tem seu foco voltado para o consumidor na satisfação e na retenção do cliente. (As empresas conhecem seus clientes, são fiéis, compram com frequência e são leais. Percebe-se pouco vínculo emocional) Sua força propulsora foi à tecnologia da informação; os consumidores são mais inteligentes e visa produtos semelhantes em várias ofertas, fazendo que o profissional de marketing desenvolva produtos superiores para um mercado informatizado.
O consumidor, a principio, era o lado mais fraco dessa relação. As empresas faziam seus produtos, simples, básicos e voltados para as massa, e se os clientes desejassem este produto não teriam poder de negociar, devendo aceitar as condições impostas pela empresa. Entretanto, com o passar dos anos, as relações de marketing evoluíram, e o foco tem se voltado para o consumidor. Uma das razões para esta evolução é a popularização da internet. Assim surge a necessidades de justiça social, econômica, ambiental e espiritual são referencia do novo modelo de marketing 3.0, onde os produtos e serviços têm valores emocionais. Esses valores surgem na nova era de tecnologia onde as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entretenimentos, transformando os consumidores em presumidores. Assim o marketing não é mais visto