trabalho foto
A vitamina A conhecida como retinol, vitamina antiinfecciosa ou antixeroftálmica. Ela tem varias funções no nosso organismo, sendo importante para a visão normal, expressão de genes, reprodução, desenvolvimento embrionário, crescimento e função imune.
A sua deficiência pode causar dificuldade de adaptação da visão ao escuro (cegueira noturna), podendo até leva a cegueira, em casos mais graves.
Ela pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal (fígado de frango, fígado de vaca, ovo de galinha) quanto vegetal. Nos vegetais ela normalmente está presente em alimentos de cor alaranjada que são ricos em carotenoides, que será convertido em vitamina A.
Vitamina D
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, formada por um grupo de compostos que possuem atividades antiraquitismo, cujos principais compostos são o ergocalciferole colecaciferol. Suas funções são a manutenção da homeosteose do cálcio e de fósforo no organismo e a mineralização dos ossos.
A sua deficiência pode causar raquitismo em crianças e a oeteomalácia em adultos.
As principais fontes de vitamina D são óleo de fígado de bacalhau, de arenque, de salmão, de sardinha, ovos (principalmente as gemas)
Vitamina E
A vitamina E é o termo genérico empregado para designar 8 compostos lipossolúveis naturais que apresentam em diferentes graus a mesma atividade biológica do atocoferol.
A vitamina E vem sendo considerada como o mais potente antioxidante biológico, no organismo ela proporciona o retardamento do envelhecimento precoce e a proteção contra danos no DNA, produzidos a partir do aumento da atividade física extenuante. Ela é indicada a prevenção de doenças crônica ligadas ao estresse oxidativo tem levantado discussões quanto à necessidade de uma ingestão continua de altas doses dessa vitamina, a fim de prevenir o surgimento dessas doenças.
A falta de vitamina E no organismo está relacionada principalmente com problemas neurológicos como perda de reflexos, problema de