Trabalho de foto -lixo
CAMPUS SWIFT
Ronaldo Laver Takita B215IJ-6
Associação foto – lixo e lei logística reversa
|Trabalho de associação foto – lixo e lei logística reversa apresentado como |
|parte da avaliação da disciplina desenvolvimento sustentável do 2º ano de |
|Engenharia da UNIP/Campinas sob a orientação da professora Djanira Temporim.|
Maio
Campinas/2013
INTRODUÇÃO
[pic]
Foto tirada dia 14/05/2013- Praça Jd Garcia/ Campinas - SP
Inúmeras cidades enfrentam dificuldades com o gerenciamento de seus resíduos, ignoram a seletividade que é à base da logística reversa. Esse fato acarreta graves prejuízos ambientais.
Embora muitas pessoas não sabem, mais a mudança climática também é causada pela emissão de gases de efeito estufa. Inúmeros são os danos ambientais provocados pela precária gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, pela falta de leis e de incentivos fiscais e tributários em grande parte dos municípios brasileiros.
À proporção em que aumenta o número de habitantes nas cidades reduz-se e divide o espaço urbano, cresce a geração de lixo, avolumam-se os descartes com forte acréscimo do passivo ambiental, tornando-as insustentáveis. Mais impacto e menos qualidade de vida, maior contaminação.
Contudo, com a adoção da logística reversa, da conscientização para a educação ambiental e seus benefícios, pode-se conscientizar impactos causados por descartes residuais, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos urbanos e obter um balanço ambiental positivo.
Os problemas que dizem respeito à geração de lixo precisam ser entendidos. Por isso, torna-se importante admitir que as responsabilidades precisem ser assumidas pelo processo produtivo, pelo consumidor, pelo gerador do resíduo e pela cidade. As relações do homem com a natureza ultrapassam proposições fundadas na racionalidade e irracionalidade da produção urbana, vez que, somos seres racionais e