LOGISTICA
Gestão de processos logísticos
Definição compartilhada de objetivos de desempenho
Carlos Henrique de Mattos Lencioni (Unitau) chlencioni@directnet.com.br
Álvaro Azevedo Cardoso, Phd (Unitau) Azevedo@unitau.br
Carlos Alberto Chaves, Dr (Unitau) carloschaves@yahoo.com.br
Jorge Muniz, MSc (Unitau) jmuniz@feg.unesp.br
Resumo: São analisados os principais conflitos de interesse na definição dos objetivos de desempenho dos processos logísticos que se encontram presentes nas organizações típicas e é proposta um modelo de abordagem de integração e compartilhamento, para definição conjunta dos objetivos de cada processo. Para a sua definição é proposta a adoção de ferramentas tradicionais da qualidade para a tomada de decisão em grupo em conjunto com a aplicação otimizada de requisitos da norma ISO 9001-2000 no sistema de gestão da qualidade das organizações.
Palavras-chave: Abordagem de processos; Objetivos e Indicadores de desempenho; Métodos de decisão em grupo.
1. Introdução
As organizações industriais são sistemas complexos, os quais são compostos de subsistemas interligados ao longo da cadeia de suprimentos e que podem ser tratados como processos. Estes processos interagem entre si e com os meios externos, supostamente visando atingir os ”macro” objetivos da organização. No entanto, particularidades dos processos, em especial presentes nos processos logísticos, geram a existência de objetivos particulares, os quais muitas vezes são conflitantes com os objetivos de outros processos.
Este cenário de objetivos conflitantes e concorrentes tem o potencial de comprometer a eficácia da organização e normalmente compromete sua eficiência, na medida em que, na busca da maximização do cumprimento de seus objetivos individuais, os gestores de processo atuam de maneira a comprometer o cumprimento dos objetivos de outros processos. Isto ocorre quando as decisões e ações dos gestores não são