marketing
As primeiras aplicações da psicologia no setor de empresa se referiam ao problema de seleção de pessoal. Os encarregados de seleção começaram a utilizar técnicas empírica de avaliação ou os ensinamentos fornecidos pela psicologia das faculdades.
Na seleção dos seus empregados, o psicólogo ou gerente de pessoal geralmente se depara com alguns problemas. Deve reunir tantos candidatos quantos forem possíveis de recrutamento e escolher aquele cujas qualificações preencham os requisitos que preestabeleceu.
Análise Ocupacional
Ela visa racionalizar a execução de tarefas, adequar o instrumental de mensuração ao homem, oferecer ambiente mais propicio à produtividade, melhor qualificar o profissional, enfim instrumentar a consecução de um objetivo maior: a realização do homem no trabalho.
Estudo do cargo:
No estudo de um cargo devem-se analisar as condutas do empregado, Geralmente se utilizam procedimento de: observação do empregado uso de questionário escrito, entrevistas com os empregados.
Analise Psicológica do Cargo
Esse procedimento consiste em aplicar teste psicológico nos empregados que estejam exercendo sua função. Incidentes críticos, essas descrições podem sugerir as qualidades humanas necessárias à execução do trabalho com êxito, bem como a probabilidade de fracasso. Assim evitam as conjecturas ou opiniões abalizadas sobre o êxito do desempenho de um cargo.
Estudo da função (execução, operacionalização)
Avaliação de registro
O que se requer de um avaliador é um registro sistemático da conduta dos empregados e não apenas assinalar a maior ou menor dificuldade do empregado em relação a alguma qualidade abstrata como: confiança, dinamismo, segurança. Essas qualidades não estão bem definidas e dificultam a interpretação e análise da função, bem como o levantamento de dados para a seleção.
Analise Ocupacional
Análise ocupacional é um processo que resulta no estabelecimento de elementos componentes de um trabalho,