Marketing
Mas grandes mudanças ainda estão porvir, e certamente seremos surpreendidos novamente: um estudo interessante entitulado The shape of jobs to come (“Os tipos de trabalhos que virão”), realizado pela consultoria de tendências britânica FastFuture e que ouviu mais de 486 especialistas de 58 países em cinco continentes, faz uma previsão em relação a evolução dos empregos entre 2010 e 2030. Os avanços tecnológicos e científicos são as chaves para essa mudança, que deve originar profissões, carreiras e empregos dos mais inesperados nos dias atuais.
O portal de Tecnologia do Terra listou dez profissões, sendo esse estudo, entre as consideradas mais importantes neste novo mundo dos próximos 20 anos:
- Policial do clima
As ações de um país podem ter impacto no clima de outro, e serão necessários profissionais que salvaguardem internacionalmente a quantidade de emissões de carvão lançada na atmosfera.
- Fabricantes de partes do corpo
A medicina regenerativa já está dando os primeiros passos. No futuro, serão necessários profissionais que combinem as qualificações médicas com conhecimentos de robótica e de engenharia.
- Nanomédicos
Avanços na nanotecnologia oferecem o potencial de uma gama de artefatos de nível sub-atômico e permitirão uma medicina muito mais personalizada, onde os remédios serão administrados no local exato onde a doença se desenvolveu.
- Farmagranjeiros
Esta profissão envolve conhecimentos farmacêuticos que permitam modificar geneticamente as plantas, de forma que possa ser produzida uma quantidade maior de alimentos, com um maior potencial proteico e terapêutico.